11 dezembro 2015

a t-shirt unissexo

A t-shirt unissexo é uma t-shirt desenhada para homens, mas que as mulheres também conseguem vestir, apesar de, na maior parte das vezes, lhes ficar enorme e não tão bem como uma t-shirt feminina.
A t-shirt unissexo é uma forma de se poupar dinheiro fazendo apenas só um tipo de roupa dizendo que fica bem aos dois.
Eu tenho gavetas cheias de t-shirt unissexo que esperam os dias de serem transformadas em panos de pó. São t-shirts que paguei quando fui a corridas e outros eventos, mas que, ao contrário dos homens, só as consigo tornar verdadeiramente úteis como pijama ou pano de limpeza.
Quando se manda fazer uma t-shirt num clube, faz-se a t-shirt masculina. Se eu reclamo e peço uma t-shirt feminina respondem que a t-shirt é unissexo. A isto eu argumento:"Então se é unissexo mandem fazer com corte feminino que eu já estou farta de dar dinheiro por panos de pó.". A isto respondem: "mas isso são t-shirts femininas." [segue em diálogo]
Ela:
- Mas se as t-shirts são iguais para os dois sexos porque não este modelo?
Ele.
- Porque esse é de mulher.
Ela:
- Então escolhe um tamanho XL.
Ele
- Mas ia ficar ridículo.
Ela:
-  Mas eu sempre fiquei mal com t-shirts de homem.
Ele:
- Mas essas não são de homem, são unissexo.
Ela:
- Dizes que são unissexo porque te ficam bem a ti. Se a mim ficam mal, não são unissexo.
Ele (quando não tem mais argumentos nem paciência):
- Não sabia que eras feminista.

Nesta altura a minha irritação já vai num grande ponto de ebulição. 
O que me incomoda realmente é que nem se perceba que o mundo está desenhado para homens e se parta do princípio que esse é o desenho do mundo.
Digam-me:
- qual a lógica de as mulheres não chegarem com os pés bem ao chão quando se sentam nalgumas cadeiras, por exemplo nas paragens de autocarro?
- porque é que para chegarmos com os pés ao travão e acelerador como deve ser temos de ficar com o volante debaixo da cara?
- porque é que só conseguimos ver sem reflexo nas caixas multibanco se nos pusermos em bicos de pés?
- porque é que nos telefones públicos antigos tínhamos dificuldade em ver se a moeda já tinha caído ou não?

Não é por sermos pequenas. É porque o mundo construído (não o natural) está desenhado para homens.
Num país onde a percentagem de mulheres é muito maior é ridículo e chauvinista que a maior parte da população se tenha de conformar com ergonomias erradas.
A bem dizer eu até acho que a ergonomia mundial é para homens do norte da Europa. 

(Se houver quem não concorde que isto é assim, repare nos casos em que há uma caixa multibanco ou telefones públicos para deficientes de cadeiras de rodas, se não é muito mais confortável usar desses aparelhos, que estão a uma boa altura, que os outros...)

2 comentários:

gralha disse...

Apoiada!

Aliás, uma das minhas zangas com as provas de corrida mais conhecidas (S. Silvestres, corridas das pontes, etc.) é só fazerem t-shirts de HOMEM, e homem de 1,80m e 77 kg. Recuso-me a correr dentro de um saco de batatas.

mm disse...

Na 25 de Abril há t-shirts femininas na prova da mei-maratona. Só por isso é que comecei a correr meias ;)