07 julho 2015

blá, blá, blá

Porque lhe chamaram feia, acha que as pessoas são cruéis. Isto vem de uma rapariga, que tem um site de beleza e que resolveu colocar fotos suas sem maquilhagem, com todas as borbulhas bem iluminadas e um olhar infeliz. Coloca as fotos na net e surgem comentários cruéis: és feia, eu teria vergonha de mostrar a cara assim, etc. Depois surge com a maquilhagem toda composta, mostrando uma pele perfeita e um sorriso radiante. Os comentários desta feita são: és linda, gostava de ser como tu. Depois retira a maquilhagem e os comentários são: és falsa, sem maquilhagem és feia.
Moral que se quer mostrar com esta história: que as pessoas tratam mal as pessoas feias, que quando uma pessoa é bonita é elogiada, e, mais importante, que somos é bonitos por dentro.
Pois... o que eu acho é que se se põe uma foto na net, para ser visualizada publicamente e se dá a possibilidade de se comentar essa foto, é porque se quer ter comentários. Se foto é um retrato, pode ser por ser artisticamente bonita que queremos elogio, ou por a pessoa retratada ser bonita, ou o penteado, ou maquilhagem, ou as pestanas, etc. Em geral gosta-se do bonito, apesar de haver pessoas atraídas por um certo tipo de feio. Se a foto não é bonita (seja porque razão for - pelo conteúdo ou pela forma como foi tirada) é contraproducente esperar um elogio. Principalmente se a foto é pública.
Eu posso colocar uma foto minha na praia, de bikini, no meu perfil de FB, mas a única coisa que posso esperar de comentários é: bela praia, belas férias, foto gira, etc. Não posso esperar que me escrevam: que elegante. As pessoas comentam o que vêem. E estas pessoas, neste exemplo específico, são os meus amigos, por isso não serão cruéis comigo.
Se eu resolver mostrar uma foto das minhas borbulhas ou das minhas micoses publicamente não posso esperar receber elogios à minha pessoa ou, pelo menos, à beleza da minha pessoa. Posso ser elogiada por a imagem ser bonita ou ter coragem de mostrar as micoses. Mas se ninguém achar esses pontos positivos e eu quiser comentários de um monte de desconhecidos, andar posteriormente a chorar pelos cantos porque foram desagradáveis, é uma estupidez.
Lembro-me de haver um site público com imagens de escalada. Um dia alguém resolveu colocar a foto de uma amiga que tinha ido experimentar. A rapariga tinha as pernas cheias de pelo grosso. Durante uns tempos os comentários tinham só a ver com escalada, mas depois surgiram uns a sugerir a depilação. Neste caso sim, há alguma crueldade, mas é diferente: ela não quis expor os pelos. Se o tivesse decidido fazer - publicar uma foto dos seus pelos - então claro que os comentários recairiam sobre isso.
Toda esta conversa porquê? Porque às vezes me aborrece um bocado esta coisa do bullying da internet. Se as pessoas se expõem tanto, com algumas consequências há que arcar.
(e agora vamos lá ver o que me acontece, a mim que me exponho um pouco)

Sem comentários: