06 março 2015

Fruta


Demorei algum tempo até comprar fruta. Só me cruzava com vendedores ambulantes quando ia a caminho de arquivos ou bibliotecas e não dava para levar fruta comigo. Ao fim do dia quando chegava a casa não encontrava nenhum supermercado, mercearia ou vendedor onde pudesse comprar.
Um dia até dei uma grande volta pelo meu bairro, já bastante cansada de um dia cheio de caminhadas pela cidade. O meu bairro tem escolas, oficinas, um cemitério, armazéns e treinos de escolas de condução. Nesse dia vislumbrei uma loja cheia de verduras com uma tabuleta FRUTARIA SANTA MARTA. Estava salva! Aproximei-me contente, até pela coincidência do nome, mas quando mais me aproximava mais me apercebia de que não havia fruta no meio daquela verdura toda, apenas arranjos de flores. Nem Santa Marta me ajudou: não era uma FRUTARIA mas sim uma FUNERÁRIA...
No dia seguinte comprei decidida a fruta num carro ambulante. Optei pelas cor-de-rosa abaixo (jambo), umas a que chamei laranja mas o vendedor corrigiu-me para .... (esqueci) e as familiares banana e manga.
O jambo tem o tamanho de uma "nêspera" espanhola*, a consistência de um pimento vermelho, a forma de um figo e o sabor de flores.
Pela amostra dos vendedores ambulantes ainda tenho muita fruta para experimentar!!!
* A "nêspera" espanhola é um vegetal sem sabor, com aparência de nêspera e aumentado em relação ao original (como é toda a "fruta" espanhola que chega a Portugal).


Sem comentários: