07 fevereiro 2014

os meus dez livros


não são só livros que marcaram a minha vida, mas também que fazem parte de marcas da minha vida.

mendigos e altivos, albert cossery - com este livro quis ser mendiga. felizmente a educação conservadora dos meus pais impediu-me de me encostar à esquina de mão estendida e vida incerta e hoje, graças a deus, sou bolseira!
sidharta - gosto muito daqui da ideia do bem com a inexistência do mal. O bom sem o mau por contrapartida. Bom por bom, é muito bom!
uma aventura no supermercado - ri muito com este livro (na altura em que saiu). Para mim é o mais divertido desta colecção.
mil sóis resplandecentes - li-o por meio de um conselho num blogue. Livro magnífico! De chorar muitas vezes. Comovente. Já li todos os outros do mesmo autor e também vi o filme!!!
terra bendita, pearl s. buck - Li-o numa altura em que achava que a minha miséria estava próxima e antevia o meu futuro nas imagens daquela família a fazer caldos com três feijões, beber o caldo ao almoço e guardar os feijões cozidos para o jantar.
marley e eu - pedi ao meu pai que me levasse este livro ao hospital quando fui parir. A inocência de achar possível estar numa maternidade a ler um livro deitada na cama. Li-o quando cheguei a casa e diverti-me tanto que tinha de parar de ler para não rebentar pontos com as gargalhadas.
os lusíadas - é um livro para todas as ocasiões: para momentos de ladainha, para momentos de pressa… há sempre uns versos que vêm à memória para ilustrar situações do dia-a-dia. Gosto muito e tenho pena de não ter mais versos decorados.

sim, sei - nem são dez e nem todos têm autor. e faltam maiúsculas... É o que se chama WORK IN PROGRESS!!!

1 comentário:

gralha disse...

Bom, acho que também devo ler o mendigos e altivos, nesse caso ;)