08 novembro 2012

sapato do Papu

A Mariana aprende pelo método das 28 palavras. É um bom método, não digo que não. Mas esperava que quando ela fosse para a primeira classe eu revisse algumas das palavras com que aprendi a ler.
Aprendi com o Papu. O Papu 1 e depois o Papu 2. As primeiras frases/palavras eram: O pai do Papu. O pópó do papá. O pau. E depois vinha o D: O dói-dói no dedo. O dado. Dói o dedo do Papu. E depois vinha... já não me lembro, talvez um T. E por aí fora até ao Z: A Zita ficou com azia porque comeu muitas azeitonas. E ao lado um desenho de uma miúda com a cara verde ao pé de uma árvore. Por causa da Zita livrei-me sempre de comer muitas azeitonas,com medo da azia.
Mas voltando às 28 palavras... a primeira palavra foi menina, a segunda menino e depois uva. É muito difícil fazer palavras e  frases apenas com as letras destas palavras, daí que tendo espreitado o livro e percebido que a quarta palavra seria um maravilhoso sapato, ansiava pelo dia em que ela a aprendesse. Foi hoje. 
Com o sapato poderemos escrever e ler tantas coisas! Vai ser espectacular! Podemos deixar o nove, nave, a avó do Ivo e da Eva que ouve uma ave e vê um ió-ió.
Pato, sapato, sopa, povo, põe, mapa, papa, tapa, soma, toma, são, eu sei lá! É o mundo!

2 comentários:

Paula disse...

:)
Só tu.

Pekala disse...

igualzinho por aqui,desde o Papu até ao menino,menino,uva,sapato:D podia ser eu a escrever:)