11 maio 2012

::::

Há pessoas que simplesmente não conseguem ser felizes. Para quem está sempre tudo mal, que preferiam estar noutro sítio, ter feito outras coisas, que qualquer boa notícia é abafada por um probleminha do quotidiano. É uma incapacidade muito triste, muito angustiante. Principalmente quando ser feliz é fácil. Parece quase uma opção - a felicidade. Há quem tenha problemas sérios, por exemplo de saúde, que são os mais difíceis de ultrapassar, e que continuam sorridentes e alegram as pessoas que as rodeiam.

Outras, acabrunhadas, metidas consigo mesmas, achando que tudo podia ser melhor, que nunca se está bem, não conseguem aproveitar as companhias, tornam-se chatas e feias por causa do azedume e da contínua insatisfação, como se alguém e tudo estivesse sempre em dívida. Depois ficam sós porque não têm piada. E depois de estarem sós ficam tristes, e depois é difícil ter piada quando se está triste e tornam-se azedas e afastam as pessoas, e depois disso só lhes resta serem ainda mais sós, feias, azedas e tristes. É uma horrível pescadinha de rabo na boca.

Como se perde ou ganha essa capacidade de ser feliz? Em criança todos somos, mas há uma altura em que a felicidade se torna uma coisa consciente e aí conseguimos perceber se somos ou não somos (não é "estar feliz", mas sim "ser feliz": a felicidade não é um estado é uma característica). Acontece algum trauma que impossibilita a felicidade de entrar, que inabilita a capacidade de retirar satisfação do que nos rodeia?

3 comentários:

Colher de Mãe disse...

Eu sou feliz! E espero poder transmitir isso aos outros... :)

Anónimo disse...

lindo! E a felicidade só é real quando partilhada.
Ás vezes é difícil de sentir a felicidade. E há momentos que sentimos falta dela.
Mas tu és uma pessoa muito feliz :) dentro de toda a infelicidade que a vida tem.

mm disse...

Raquel, tb acho que a felicidade e infelicidade se transmite aos outros, por isso mesmo as pessoas infelizes tendem a ter pouca gente à volta: ninguém quer fiquer infectado... Mas à tua volta só podem estar pessoas felizes :)

Anónimo: E quem é este anónimo que me diz que eu sou uma pessoa feliz?